4 maneiras de evitar spam


Spam é a praga do mundo online: na melhor das hipóteses, é uma distração irritante. Na pior, ele traz malware e golpes diretamente para seu PC, colocando você em risco de ser infectado ou pior. A boa notícia é que praticamente cada e-mail em desktop ou em navegadores web têm anti-spam integrado, que fazem um ótimo trabalho e mantêm quase todo spam fora de sua caixa de entrada.




1. Não divulgue seu endereço de e-mail


Isso pode parecer um pouco paranoico: afinal, não são seus amigos do Facebook que enviam spam. Mas eles não são o problema. O problema é que a internet está repleta de bots que escaneiam páginas e páginas de fóruns, redes sociais e outros sites que procuram endereços de e-mail que foram postados publicamente.

Esses bots então vão pegar este endereço de e-mail, adicioná-lo a algum catálogo de endereços de spammers e seu anti-spam terá ainda mais trabalho.

Se você tiver que compartilhar seu endereço de e-mail, faça isso de tal forma que os bots não possam reconhecê-lo: Coloque um bom espaço entre o nome do seu e-mail, soletre o símbolo @, etc.


Então, por exemplo, no lugar de escrever Jake8theCake@fakeaddress.com, você poderia escrever Jake8theCake [at] fakeaddress [dot] com. Os bots que escaneiam sites estão sempre procurando por endereços de e-mail completos, então adicionar pequenos detalhes é o suficiente para enganá-los, enquanto os humanos ainda saberão exatamente como entrar em contato com você.



2. Tenha vários endereços de e-mail


Sempre que você quiser criar uma nova conta para um site ou serviço, provavelmente precisará informar um endereço de e-mail. Esse endereço de e-mail, às vezes, não só estará disponível publicamente (por exemplo, quando você entrar em um fórum), mas o próprio serviço provavelmente vai enviar itens como ofertas, cupons e boletins informativos (que coisa).


É por isso que você deve sempre ter pelo menos dois endereços de e-mail: um para sua vida pessoal, amigos e outras coisas que importam e outro que você usa para se inscrever em serviços e criar contas online. O segundo provavelmente vai receber um monte de spam, mas aquele que realmente importa será, felizmente, livre de spam.



3. Escolha o nome de seu e-mail com cuidado


Os spammers estão sempre procurando mais pessoas para enviar seu lixo, então criaram alguns truques para encontrar mais vítimas. Por exemplo: surpreendentemente, um número muito grande de pessoas quando criam uma conta online usa um nome de usuário igual ao seu endereço de e-mail.


Para os spammers, é muito fácil adivinhar: tudo o que eles precisam fazer é pegar seu nome de usuário... por exemplo, "WillowTickleJim", adicionar um @ e tentar com os serviços de e-mail mais populares, como Yahoo ou Gmail. Há grandes chances de que vai dar certo e seu catálogo de endereços vai aumentar ainda mais.


Então, assim como com as senhas, não reutilize seu endereço de e-mail! Faça algo bonito e único para que ninguém possa adivinhá-lo apenas olhando suas contas ou sabendo seu nome completo.



4. Não apague o spam: denuncie!


Mesmo se você seguir todas as dicas acima, você ainda pode acabar recebendo algum spam: ele é tão inevitável quanto os mosquitos em um dia de verão no pântano. Mas não basta excluir o spam de imediato. Isso pode até funcionar, entretanto, há uma maneira mais produtiva de se livrar dele, além de ajudar você a evitar mais spam no futuro.

Marque-o como spam (ou lixo) e o envie para a pasta de spam/lixo eletrônico.


Todos os bons programas anti-spam, que esses serviços de e-mail empregam, usam aprendizado de máquina para identificar o que é spam e o que não é. Ao marcar um e-mail como spam, você vai ajudar a ensinar ao programa anti-spam o que procurar e é menos provável que você receba esses tipos de e-mails no futuro. Melhor ainda, como esses dados são compartilhados com todos, você também ajudará outras pessoas a evitar spam. Isso é fácil de fazer e todos saem ganhando.


Esperamos que, ao seguir essas dicas, sua caixa de entrada permaneça organizada e legal. Agora, se pudéssemos fazer o mesmo com o lixo na vida real?




Terra Mail

SEGURO: Todos os dados são criptografados com SSL!

GRATUITO: Todos os recursos ainda permanecem totalmente gratuitos!


Proteja você contra spam e proteja sua privacidade.